
O que é a doença periodontal?
A doença periodontal é um tipo de doença causada pelo acúmulo de placa bacteriana e de tártaro no dente. As bactérias rompem a inserção interna da gengiva ao dente, gerando bolsas, o que é extremamente prejudicial para a saúde. Ocorre a perda óssea ao redor da raiz. Em alguns casos a gengiva retrai.
Os diferentes estágios da doença periodontal
Deixar de fazer um tratamento adequado para a doença periodontal pode fazê-la se agravar com o passar do tempo. Inclusive, existem três estágios diferentes para uma complicação dessas:
Gengivite
A gengivite, ou "gengiva inflamada", é o primeiro estágio do processo, ela fica vermelha, com volume aumentado e facilidade para sangrar, no qual há acúmulo de placa na superfície dental e inflamação da gengiva.
Periodontite
Já a periodontite vem logo em seguida. Nessa fase, a infecção começa a se tornar mais severa pois inicia a destruição de fibras do ligamento e do osso ao redor da raiz dental. E este processo é silencioso, isto é, não dói. Por isso é fundamental o especialista fazer o exame periodontal.
Periodontite avançada
Por fim, como a última etapa, temos a periodontite avançada, momento em que ocorre a destruição do tecido e dos ossos que são encarregados de proteger o dente.
Como se prevenir da doença periodontal?
Embora uma doença periodontal possa derivar de diversos fatores, é possível tentar se prevenir dela seguindo algumas dessas recomendações:
- Realize a escovação completa com a técnica orientada pelo dentista (no mínimo três vezes ao dia);
- Passe fio dental com a técnica orientada ;
- Evite o tabagismo;
- Tenha uma alimentação equilibrada e evite a ingestão frequente de carboidratos;
- Visite o dentista com regularidade;
- Conheça seu histórico familiar para entender se a doença é genética;
Procurando fazer tratamento para doença periodontal?
Para você que apresenta sinais e sintomas da doença periodontal e procura fazer tratamento, agende a avaliação com a Dra. Maria Cristina Moscatello.
No local, o atendimento é humanizado e sempre leva em consideração as necessidades de cada paciente. Além disso, os profissionais são especialistas, atualizados e com experiência de 40 anos e podem oferecer outros tipos de serviços.