Agende sua consulta

Blog

O que é doença periodontal?

A doença periodontal (periodontite) é uma infecção bacteriana crônica que afeta a gengiva, o osso e as estruturas que dão suporte aos dentes. Ela pode afetar um ou vários dentes.

É causada pelas bactérias da placa bacteriana. A placa bacteriana é uma película constituída por bactérias e restos alimentares, que se forma constantemente sobre os dentes.

É capaz de causar cáries, inflamação gengival, doença periodontal e Halitose (alteração do hálito).

A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta a gengiva, ossos e estruturas de suporte aos dentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 pessoas no Brasil são acometidas por ela.

Esta condição, também conhecida como gengivite ou periodontite, é causada pelos micro-organismos da placa bacteriana. Trata-se de uma película constituída por bactérias e restos alimentares, que se forma constantemente sobre os dentes. É capaz de causar cáries, inflamação gengival, doença periodontal e halitose (alteração do hálito) e até mesmo perda dentária.

A melhor forma de combatê-la é por meio da prevenção. Sendo assim, se você ficou curioso e quer descobrir como evitar ou tratar esta complicação, continue lendo para saber mais!

Como se contrai a doença periodontal?

Como dito anteriormente, a doença periodontal é provocada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção e suporte dos dentes. Ou seja, a gengiva, osso, cemento e ligamento periodontal, respectivamente. Isso acontece a partir da higiene bucal insuficiente associada à predisposição do sistema imunológico do indivíduo.

Afinal, a falta de limpeza adequada da boca gera bactérias, restos de alimentos e células mortas. Que, por sua vez, produzem o chamado biofilme bacteriano, isto é, a famigerada placa bacteriana.

Quais são os sintomas da doença periodontal?

Entretanto, mesmo aqueles que mantêm boas condições de higiene bucal não estão automaticamente livres das ameaças da doença periodontal. Vale ressaltar que tabagismo e estresse são fatores de risco. E uma vez que genética também pode influenciar na suscetibilidade a esta condição, é importante se atentar aos seus sintomas. São eles:

  • sangramento e inchaço gengival;
  • amolecimento dos dentes;
  • sensibilidade;
  • mau hálito.

A doença periodontal pode ser um mal silencioso, pois normalmente não gera dor. Sobretudo, ao passo em que os sinais apresentados acima devem servir de alerta, muitas vezes são ignorados.

Estes sintomas não são normais. Por isso, se identificar qualquer um deles, você precisa relatar a ocorrência a um cirurgião-dentista imediatamente. Apenas um profissional pode realizar o diagnóstico de forma correta a fim de promover um tratamento adequado.

A Moscatello Periodontia realiza um atendimento de alta qualidade e confiança. Através de um diagnóstico preciso e seguro você recebe orientação individualizada sobre sua saúde bucal.

Entre em contato e agende uma consulta comigo para colocar um sorriso em seu rosto.